TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO
![](https://static.wixstatic.com/media/ff2e56_f5b6a876435e444db6e1f16d53f2ed0d.jpg/v1/fill/w_630,h_248,al_c,lg_1,q_80,enc_avif,quality_auto/ff2e56_f5b6a876435e444db6e1f16d53f2ed0d.jpg)
Segundo Nelson Pretto, " [...] Precisamos compreender mais de que forma esta geração X (novas tribos) convive simultaneamente com os vídeo-games, televisões, Internet, esportes radicais, tudo simultaneamente, de forma múltipla e fragmentada, tudo ao mesmo tempo. Esta geração já relaciona-se com as novas medias de forma diversa e já existem sinais de um novo processo de produção de conhecimento, ainda desconhecido pela escola.
Junto este raciocínio com o Vídeo apresentado e observo a necessidade clara da evolução do ensino como através das tecnologia , onde conseguiremos suprir uma compreensão e junto a essa geração desenvolver novos métodos de ensino.
e também Segundo Pretto, [..] a pura e simples introdução destas tecnologias não é garantia desta transformação.
Sendo assim, essa tecnologias nos permitem conectividade dentro de uma rede necessária, pois as conexões físicas não mais são suficiente.
Com relação aos texto da UNESCO, vejo um trabalho de junção da mídia e informação trabalhando uma sociedade de comunicação generalizada, no entanto percebe-se que o Governo também precisa incentivar e trabalho melhor tecnologias disponíveis para fomentar melhor a contribuição das tecnologias na educação.
No Meu Blog, completo com uma postagem de um vídeo interesse: Novas tecnologias para aprendizagem com tecnologias móveis. Autor: José Manuel Moran. Publicado no 5 simpósio hipertexto e tecnologia na educação. Vídeo que demonstra o profundo aprender do ensino a distancia inclusive no aprendizado obtido com as novas gerações atuais. Sugiro assistirem.
![](https://static.wixstatic.com/media/ff2e56_0273b5938c554223b1cbef44e0d3c1c9.jpg/v1/fill/w_599,h_292,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/ff2e56_0273b5938c554223b1cbef44e0d3c1c9.jpg)
![](https://static.wixstatic.com/media/ff2e56_4e212eeb1d204631b97f0ad8132b6cd2.png/v1/fill/w_600,h_243,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/ff2e56_4e212eeb1d204631b97f0ad8132b6cd2.png)
Uma Opinião ..
Como você pensa no potencial do seu blog para os seus alunos?
Diante da leitura do bom texto da Rosemary, observa-se uma visão mais esclarecedora dos Blogs, como ela mesma mostra. Antes se tratava de uma ferramenta de descrição de atividades pessoais diárias do seu autor, como um diário mesmo. E com a sua utilização e inserção no ensino e respectiva interatividade e cibercultura transformou-se em uma ferramenta de pesquisa colaborativa. Surgindo publicações em co-autoria e não mais uma opinião única. A hipermídias e ciberculturas ativaram e proporcionaram a evolução dos blogs. Proporcionando uma ferramenta de grande valor para os alunos e até enriquecendo o ensino.
Como mobilizar os saberes e conhecimentos dos alunos professores e em diálogos com suas praticas culturais?
Mobilizar em grande proporções pelo desenvolvimento dos saberes como co-autores é um caminho, e não mais de uma forma única, e também provocando a produção e capacidade de cada elemento envolvido.
Por Rosemary, [...] As atividades desenvolvidas contaram com o processo criativo e inovador de professores e alunos, no desafio da constituição de um pensamento critico. Os blogs não são aparatos técnicos, cuja aplicação dependeria apenas do saber técnico de quem os usa. Pelo contrário, são partes de uma construção que todos nos fazemos, implicando de maneira muito intrínseca no modo como vemos e fazemos a educação.
Como o processo de avaliação formativa pode ser enriquecido com as mediações das hipermídias?
Ele é enriquecido com a co-criação, colaboração e Interatividade. Uma maior valorização da linguagem e interatividade dos envolvidos.Como você pensa no potencial do seu blog para os seus alunos?Diante da leitura do bom texto da Rosemary, observa-se uma visão mais esclarecedora dos Blogs, como ela mesma mostra. Antes se tratava de uma ferramenta de descrição de atividades pessoais diárias do seu autor, como um diário mesmo. E com a sua utilização e inserção no ensino e respectiva interatividade e cibercultura transformou-se em uma ferramenta de pesquisa colaborativa. Surgindo publicações em co-autoria e não mais uma opinião única. A hipermídias e ciberculturas ativaram e proporcionaram a evolução dos blogs. Proporcionando uma ferramenta de grande valor para os alunos e até enriquecendo o ensino.
Como mobilizar os saberes e conhecimentos dos alunos professores e em diálogos com suas praticas culturais?
Mobilizar em grande proporções pelo desenvolvimento dos saberes como co-autores é um caminho, e não mais de uma forma única, e também provocando a produção e capacidade de cada elemento envolvido.Por Rosemary, [...] As atividades desenvolvidas contaram com o processo criativo e inovador de professores e alunos, no desafio da constituição de um pensamento critico. Os blogs não são aparatos técnicos, cuja aplicação dependeria apenas do saber técnico de quem os usa. Pelo contrário, são partes de uma construção que todos nos fazemos, implicando de maneira muito intrínseca no modo como vemos e fazemos a educação.Como o processo de avaliação formativa pode ser enriquecido com as mediações das hipermídias?Ele é enriquecido com a co-criação, colaboração e Interatividade. Uma maior valorização da linguagem e interatividade dos envolvidos.