UMA OPINIÃO MODESTA DOS BLOGS.
Como você pensa no potencial do seu blog para os seus alunos?
Diante da leitura do bom texto da Rosemary, observa-se uma visão mais esclarecedora dos Blogs, como ela mesma mostra. Antes se tratava de uma ferramenta de descrição de atividades pessoais diárias do seu autor, como um diário mesmo. E com a sua utilização e inserção no ensino e respectiva interatividade e cibercultura transformou-se em uma ferramenta de pesquisa colaborativa. Surgindo publicações em co-autoria e não mais uma opinião única. A hipermídias e ciberculturas ativaram e proporcionaram a evolução dos blogs. Proporcionando uma ferramenta de grande valor para os alunos e até enriquecendo o ensino.
Como mobilizar os saberes e conhecimentos dos alunos professores e em diálogos com suas praticas culturais?
Mobilizar em grande proporções pelo desenvolvimento dos saberes como co-autores é um caminho, e não mais de uma forma única, e também provocando a produção e capacidade de cada elemento envolvido.
Por Rosemary, [...] As atividades desenvolvidas contaram com o processo criativo e inovador de professores e alunos, no desafio da constituição de um pensamento critico. Os blogs não são aparatos técnicos, cuja aplicação dependeria apenas do saber técnico de quem os usa. Pelo contrário, são partes de uma construção que todos nos fazemos, implicando de maneira muito intrínseca no modo como vemos e fazemos a educação.
Como o processo de avaliação formativa pode ser enriquecido com as mediações das hipermídias?
Ele é enriquecido com a co-criação, colaboração e Interatividade. Uma maior valorização da linguagem e interatividade dos envolvidos.