O que Avaliar , no EAD ?
![](https://static.wixstatic.com/media/ff2e56_e88996f6de77441ea8c10dbd97366c95~mv2.png/v1/fill/w_258,h_195,al_c,q_85,enc_auto/ff2e56_e88996f6de77441ea8c10dbd97366c95~mv2.png)
Aprendemos que a avaliação no EAD trata-se de um processo, vejamos: “é um processo que deve considerar distintas particularidades e dinâmicas e requer para o mesmo objeto vários questionamentos, em alguns casos até contraditórios”. Desta forma, percebemos o quão difícil é trabalhar uma avaliação nas perspectivas do ensino atual, precisamos entender: o momento, os conteúdos; os procedimentos; as ferramentas utilizadas; os atores envolvidos; o material didático utilizado; avaliação da tutoria. Para tanto faz-se necessário trabalhar de forma Colaborativa e democrática, norteando o aluno e informando ao professor a percepção do aluno ao ensino proposto. Utilizando-se da interatividade, e objetividade com base no planejamento da disciplina. Mas deixo claro, pois não é fácil identificar todas essas variáveis juntos ao sistema, legislação e público alvo.
As fases de uma avaliação desenvolvem papel decisivo nesse processo. E nenhuma delas exclui avaliador e avaliado do compromisso de ser o seu próprio agente de decisão e responsável pelo processo educativo. Importante também praticar uma avaliação constante e não apenas pontual em conteúdo, e esses dispositivos atuando podem auxiliar e instruir ajudando tomar decisões. A buscar melhorias, no texto também observei os indicadores demonstrando a importância dos formadores ( Tutores ) , que bem preparados podem tornar o ensino a distancia bem melhor.
É preciso pensar a prática avaliativa de forma muito flexível.