top of page

O Grande Ator do EAD.

  • Rodrigo Pereira
  • 28 de jul. de 2016
  • 2 min de leitura

No estudo de caso apresentado nota-se, que a atenção do professor tutor deve ser maior, pois dentro de suas competências e atribuições esta clara a necessidade de atuação e auxilio junto ao aluno. Aprendemos que o Professor Tutor tem a seguinte função:


Sua função é mediar a aprendizagem da disciplina, auxiliar o aluno quanto á sua organização para o estudo, orientar sobre a usabilidade e navegação no ambiente virtual. (pág. 18).


Considerando-se, que já houve um trabalho da equipe multidisciplinar do curso, e partindo do ponto de não haver problemas nas ferramentas utilizadas. Considera-se um caso de dificuldade em interação do aluno e necessidade de habilidade muito grande do professor Tutor em como conduzir o problema. A sua iniciativa de enviar o e-mail foi boa, no entanto sua persistência deve existir até o aluno entender, que esta em um espaço de conhecimento coletivo onde todos precisam contribuir e interagir, objetivando o aluno torna-se um construtor conhecimento.


As estratégicas didáticas pedagógicas e motivacionais precisam ser analisar para entendemos se estão funcionado bem e atingindo objetivo propostos. Assim como as TICs:


Segundo Vasconcelos, Maria Auxiliadora Marques (2011). Na educação, o uso da TIC e suas interfaces caminham no sentido da produção compartilhada de conhecimento, favorecida pela resolução de problemas, e na escola, tem-se a possibilidade de comunicar, trocar experiências, resolver problemas do contexto e construir conhecimento, bem como favorecer o desenvolvimento pessoal e coletivo. Pois, a proposta com as TIC na educação visa à inclusão e a promoção do direito de aprender.

O uso da tecnologia também pode ser um fator inibidor, mas não neste caso, pois nota-se que o aluno consegue visualizar, mas não envolver-se e sua interatividade é um fator muito importante na educação a distancias e seus atores precisam garantir esse resultado. Um professor Tutor com ideias.




Figura 01 – Tutor com ideias.



Segundo Amaral, Rita de Cássia Borges de Magalhães (2008). Considerando que a EaD é um processo que enfatiza e possibilita a construção e a socialização do conhecimento, e, com apoio das novas tecnologias, de modo que alunos, independente do tempo e do espaço, passam a se tornar sujeitos de sua própria aprendizagem, pois os ambientes virtuais de aprendizagem associados a materiais didáticos e sistemas de comunicação possibilitam a interatividade entre os atores e uma aprendizagem colaborativa. Mas tudo isso vai depender também do desenho pedagógico projetado para o curso em que se está trabalhando.

Enfim, podemos concluir que as tratativas da educação a distancia possuem particularidades e facetas variadas. Portanto a interação e interatividade precisam estar aflorando nos atores e locutores despertando a busca da informação e suas variáveis proporcionando o conhecimento em tempo real para atingir os nossos objetivos um importante passo da educação atual.

Divulgado:

http://pereirarodrigo7.wix.com/architectportfoli-pt

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:

Apontamento do curso;

AMARAL, Rita de Cássia Borges de Magalhães. Concepções de interatividade e tecnologia no processo de tutoria em programas de educação a distância: novos paradigmas na construção do conhecimento. Revista Intersaberes | ano3 n. 6, p. 141 - 154 | jul-dez 2008 | ISSN 1809-7286

Site Pesquisa:

http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2011/02/11/outros/91e426c5bf41e7974ff11a1faa72f647.pdf

http://www.x-orion.com.br/blog/ead/tutor-e-professor/


 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por MICHELLE MEIER ARQUITETURA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page